Aguçando o Raciocínio: Jogos e Brincadeiras
INTRODUÇÃO
Os jogos e brincadeira na sala de aula, tem que está relacionado ao processo ensino-aprendizagem do indivíduo. É importante que o jogo não fique simplesmente no jogo pelo jogo. Ao abordar a ludicidade na construção do saber e no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo do cidadão é preciso ficar claro que várias habilidades estão sendo desenvolvidas e precisa se tornar uma competência.
Teóricos como o psicólogo suíço Jean Piaget que fala do desenvolvimento humano; e Lev S. Vygotsky que traz a perspectiva sócio-interacionista, apesar de terem concepções diferentes a respeito do desenvolvimento cognitivo, ambos tratam a importância da ludicidade no processo da aprendizagem.
Segundo Palangana (1994) as concepções de Vigostky e Piaget quanto ao papel do jogo no desenvolvimento cognitivo diferem radicalmente. Para Piaget (1975) no jogo prepondera a assimilação, ou seja, a criança assimila no jogo o que percebe da realidade às estruturas que já construiu e neste sentido o jogo não é determinante nas modificações das estruturas. Para Vygotsky o jogo proporciona alteração das estruturas. De acordo com as concepções de Vygotsky, uma prática pedagógica adequada perpassa não somente por deixar as crianças brincarem, mas, fundamentalmente por ajudar as crianças a brincar, por brincar com as crianças e até mesmo por ensinar as crianças a brincar [1]
Tive a oportunidade de levar alguns jogos para a sala de aula com objetivo de induzir e convidar os alunos a pensarem matematicamente, construir um saber, utilizando e ampliando o raciocínio lógico, além de desenvolver a parte cognitiva do individuo. As atividades foram feitas em equipes de quatro a cinco componentes, a fim de ampliar a afetividade e a socialização entre eles (alunos).
[1] Retirado do site: http://www.centrorefeducacional.com.br/ojogosim.html, PALANGANA, I. C. (1994) – "Desenvolvimento & aprendizagem em Piaget e Vygotsky (a relevância do social)" – São Paulo: Plexus.
ATIVIDADES
ATIVIDADES
Vamos pensar e compartilhar de algumas conjecturas com os colegas. Jogos retirado do livro Curiosidade Matemáticas dos Professores KRUSE, Fábio e CHEMALE, Elena Haas.
1 - Usando apenas duas retas, divida o relógio em 3 partes, de modo que a soma dos valores em cada parte seja a mesma.
1 - Usando apenas duas retas, divida o relógio em 3 partes, de modo que a soma dos valores em cada parte seja a mesma.
2. Observe a planificação do cubo e resposnda a pergunta abaixo.
3. Uma seta é formada por 10 grãos de feijão e aponta para a direita, conforme a figura abaixo. Mudando a posição de apenas 3 grãos de feijão, fazer com que a seta aponte para a esquerda.
IMPORTANTE explicar como obteve tais resultados.
3 Comments:
Olá Rita!
Seu blog está muito bom! É importante trazer sempre questões como estas que você vem abordando neste inicio.
Abraços,
Do sempre amigo
Walber
Na verdade não concordo que jogo em sala de aula deva estar tão em busca de um objetivo imediato e constatado cara Colega. Usarei como exemplo o fato de que o vídeos games serem crucificados por acreditarem que eles não tinham serventia a não ser alienar o jogado. o futuro mostrou que esses jogadores não só tiveram melhor desempenho nas áreas de informática como também são os empreendedores do futuro gerando renda, inovação, tecnologia e riqueza para seus países.
Oi Rita,
seu blog está muito bacana. E se utilizá-lo para lançar questões problemas para serem discutidos em sala de aula, será muito interessante no dia a dia do aluno.
Bjo
Nilma.
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