Tuesday, November 07, 2006


Aguçando o Raciocínio: Jogos e Brincadeiras

INTRODUÇÃO

Os jogos e brincadeira na sala de aula, tem que está relacionado ao processo ensino-aprendizagem do indivíduo. É importante que o jogo não fique simplesmente no jogo pelo jogo. Ao abordar a ludicidade na construção do saber e no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo do cidadão é preciso ficar claro que várias habilidades estão sendo desenvolvidas e precisa se tornar uma competência.

Teóricos como o psicólogo suíço Jean Piaget que fala do desenvolvimento humano; e Lev S. Vygotsky que traz a perspectiva sócio-interacionista, apesar de terem concepções diferentes a respeito do desenvolvimento cognitivo, ambos tratam a importância da ludicidade no processo da aprendizagem.

Segundo Palangana (1994) as concepções de Vigostky e Piaget quanto ao papel do jogo no desenvolvimento cognitivo diferem radicalmente. Para Piaget (1975) no jogo prepondera a assimilação, ou seja, a criança assimila no jogo o que percebe da realidade às estruturas que já construiu e neste sentido o jogo não é determinante nas modificações das estruturas. Para Vygotsky o jogo proporciona alteração das estruturas. De acordo com as concepções de Vygotsky, uma prática pedagógica adequada perpassa não somente por deixar as crianças brincarem, mas, fundamentalmente por ajudar as crianças a brincar, por brincar com as crianças e até mesmo por ensinar as crianças a brincar [1]

Tive a oportunidade de levar alguns jogos para a sala de aula com objetivo de induzir e convidar os alunos a pensarem matematicamente, construir um saber, utilizando e ampliando o raciocínio lógico, além de desenvolver a parte cognitiva do individuo. As atividades foram feitas em equipes de quatro a cinco componentes, a fim de ampliar a afetividade e a socialização entre eles (alunos).
[1] Retirado do site: http://www.centrorefeducacional.com.br/ojogosim.html, PALANGANA, I. C. (1994) – "Desenvolvimento & aprendizagem em Piaget e Vygotsky (a relevância do social)" – São Paulo: Plexus.



ATIVIDADES
Vamos pensar e compartilhar de algumas conjecturas com os colegas. Jogos retirado do livro Curiosidade Matemáticas dos Professores KRUSE, Fábio e CHEMALE, Elena Haas.

1 - Usando apenas duas retas, divida o relógio em 3 partes, de modo que a soma dos valores em cada parte seja a mesma.


2. Observe a planificação do cubo e resposnda a pergunta abaixo.



3. Uma seta é formada por 10 grãos de feijão e aponta para a direita, conforme a figura abaixo. Mudando a posição de apenas 3 grãos de feijão, fazer com que a seta aponte para a esquerda.


IMPORTANTE explicar como obteve tais resultados.

3 Comments:

Blogger Walber said...

Olá Rita!

Seu blog está muito bom! É importante trazer sempre questões como estas que você vem abordando neste inicio.

Abraços,

Do sempre amigo

Walber

1:08 PM  
Blogger Paulo Carneiro said...

Na verdade não concordo que jogo em sala de aula deva estar tão em busca de um objetivo imediato e constatado cara Colega. Usarei como exemplo o fato de que o vídeos games serem crucificados por acreditarem que eles não tinham serventia a não ser alienar o jogado. o futuro mostrou que esses jogadores não só tiveram melhor desempenho nas áreas de informática como também são os empreendedores do futuro gerando renda, inovação, tecnologia e riqueza para seus países.

7:59 PM  
Blogger Profª Nilma - COLEGIO ESTADUAL DANIEL LISBOA said...

Oi Rita,
seu blog está muito bacana. E se utilizá-lo para lançar questões problemas para serem discutidos em sala de aula, será muito interessante no dia a dia do aluno.
Bjo

Nilma.

6:13 PM  

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